Limites e possibilidades das TIC na educação

Gostei deste artigo da Prof. Guillhermina Miranda, porque em primeiro lugar a investigadora faz uma clarificação conceptual de termos que utilizamos diariamente tais como, Tecnologia Educativa, Tecnologias Educativas, Tecnologias Aplicadas à Educação, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Novas Tecnologias da Informação ou Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação, Literacia Informática e Educação Tecnológica. Esta clarificação é importante porque permite ao leitor situar-se num domínio tão vasto como o das TIC. Em segundo lugar, são apresentados resultados da investigação no domínio da tecnologia educativa e as características de uma aprendizagem efectiva. Da análise destes resultados ressalta a ideia de que acrescentar a tecnologia às actividades já existentes na escola e nas salas de aula, sem nada modificar nas práticas habituais de ensinar, não produz bons resultados de aprendizagem nos estudantes. Infelizmente esta tem sido a técnica utilizada nas nossas escolas, devido à falta de perícia que a maioria dos professores demonstra no uso das tecnologias e também porque o facto de integrar de modo inovador a tecnologia exige um esforço adicional da parte dos professores, de reflexão e de modificação de concepções e práticas de ensino, que grande maioria não está disponível para fazer. O efeito positivo da integração da tecnologia só é visível quando os professores utilizarem com os alunos: novos formalismos para tratar e representar a informação; apoiar os alunos a construir conhecimento significativo; para desenvolver projectos, integrando criativamente as tecnologias no currículo.
Em conclusão penso que é importante reflectir sobre a forma como a tecnologia é integrada nas nossas escolas e apesar de a aprendizagem dos alunos ser um dos pontos mais importantes para os professores, é essencial que os mesmos percebam o papel fundamental que desempenham na integração da tecnologia.

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