Robôcarochinha: : um estudo qualitativo sobre a robótica educativa no 1º ciclo do ensino básico

Relativamente a este artigo, considerei-o muito interessante, uma vez que relata uma experiência, realizada em Portugal, em que a Robótica é utilizada como ferramenta pedagógica no 1º ciclo do Ensino Básico. Este artigo é importante dado que a utilização desta tecnologia neste nível de ensino é escassa e este artigo pretende colmatar essa lacuna e consegue-o, porque responde à questão “A Robótica constitui um instrumento apropriado para que crianças, alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, possam aprender, adquirindo competências que contribuam para a sua formação de base?”. Este estudo demonstrou que é possível usar a Robótica como meio para trabalhar de forma multidisciplinar os conteúdos do 1ºciclo do Ensino Básico (Matemática, Língua Portuguesa, Expressões Plástica, Dramática e Musical) o que é difícil de fazer com outras ferramentas. Outro ponto fundamental deste estudo remete para a fundamentação pedagógica da robótica que se alicerça nas teorias construtivistas e nas práticas construcionistas. Neste processo verificou-se uma emergência dos princípios identificados no construcionismo, uma vez que a actividade teve um carácter eminentemente prático, onde os alunos desenvolveram um projecto e aprendiam através da construção e programação do robot lego Mindstorms. As competências dos alunos nas actividades realizadas foram melhorando, através de um processo de aprendizagem baseado na resolução de problemas reais.Este é um estudo que demonstra a potencialidade das práticas construcionistas.

Sem comentários: